Conhecendo a Ocupação Espaço Fonte da Memória


A Ocupação Espaço Fonte da Memória é uma proposta da empresa Genuína Criações e Projetos Culturais LTDA, representada por Benjamim Santos, contemplada no Prêmio Afrânio Castelo Branco, por meio da Lei Aldir Blanc e SECULT-PI. Foi pensada para promover a preservação, a difusão e a democratização do acesso à memória cultural de Parnaíba, por meio de programação cultural gratuita, em espaço público. O local escolhido foi o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba. A Ocupação teve suas atividades internas de planejamento e execução iniciadas em março de 2021 e encerrará em janeiro de 2022.

O INSTITUTO
É uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 13/01/2000 por um grupo de pessoas das mais diferentes profissões, desde comerciários a funcionários públicos. Desde agosto de 2004 o IHGGP está instalado no soberbo edifício colonial. É um edifício de linhas clássicas, imponente em meio ao barulho no cruzamento das ruas Duque de Caxias e São Vicente de Paulo no centro de Parnaíba, onde guarda uma das maiores coleções de objetos e documentos já recolhidos nos últimos anos. O prédio atualmente está recebendo reparos e logo estará aberto à visitação. 

AÇÕES DA OCUPAÇÃO


REPAROS NO PRÉDIO
O prédio está recebendo reparos básicos como conserto de goteiras, limpeza da área externa com a retirada de todo o lixo, partes danificadas das paredes internas receberam reboco e caiação. A etapa seguinte vai incluir construção de muro no quintal do prédio, reparos na madeira do prédio - assoalho e teto - e parte elétrica e hidráulica. Além disso, a segurança do prédio será reforçada para impedir futuras ações de vândalos. 

LIVES
O ciclo de lives "Parnaíba, um certo olhar", terá 10 lives. Teve início dia 3 de junho e vai até 5 de agosto, sempre quinta-feira, sete da noite. A transmissão é pelo Facebook e YouTube - canais criados para o instituto, que você acessa aqui. As lives acontecem em formato de conversas com moradores atuantes abordando diversos temas da cidade: educação, turismo, arte, artesanato, história, patrimônio. Entre os convidados: professores, atores, turismólogos, fotógrafos, empreendedores. Em algumas delas haverá sorteio de brindes - produtos culturais de artistas da cidade, como livros, CDs, artesanato e outros.

ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
Serão oficinas, cursos e palestras, gratuitas, com certificação, abertas ao público, que acontecerão de forma remota. Essas atividades serão ministradas por pesquisadores, segundo suas respectivas áreas de pesquisa.

CONCURSO DE TEXTOS
Esta atividade visa estimular e promover a produção intelectual parnaibana acerca de sua história (o tema está em definição) por meio de um processo seletivo que premiará os melhores textos conforme avaliação de comissão julgadora especializada.

MONTAGEM DAS SALAS
Após a conclusão dos serviços de reparo, todos os espaços do prédio serão redefinidos, redesenhados, reorganizados e renomeados para receberem o acervo já existente e novos itens adquiridos.

APRESENTAÇÕES TEATRAIS
Outra ação que acontecerá após a conclusão dos reparos, é a apresentação de três grupos culturais locais, que irão montar representações dramáticas da História da Parnaíba.

PUBLICAÇÃO DE PESQUISAS
Como estímulo à pesquisa e para promover a história e a cultura locais, a Ocupação contatou pesquisadores para produzirem e organizarem material inédito sobre esses temas. O trabalho está em andamento.

PAINEL DE PERSONAGENS HISTÓRICOS
O prédio receberá um belo e grande painel colorido, que certamente vai encantar os visitantes, com personagens históricos no traço de Fernando Castro.

DIVULGAÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO SOBRE O INSTITUTO
Com as salas e espaços montados, a equipe de design e conteúdo irá preparar um belo material sobre o Instituto, que será impresso e distribuído gratuitamente.

VISITAS GUIADAS PÓS-REABERTURA
Conforme as medidas restritivas permitirem, na parte final da Ocupação, os visitantes serão recebidos por guias que os conduzirão pelos diversos espaços e salas do prédio, dando informações sobre acervo, sobre o prédio, sobre a Ocupação.

Com a aceitação, o devido apoio e a administração interna de Reginaldo Júnior, Presidente do IHGGP, esta Ocupação é coordenada por Benjamim Santos com as assessorias de Leandro Castro, Alessandra Mota, Renato Bacellar e Sólima Genuina.

Acompanhe nossas redes sociais para não perder nada da programação.

Texto e Foto: Alessandra Mota








Um comentário: