Cultura negra em Parnaíba

Em 1971, o professor, escritor, pesquisador e militante negro Oliveira Silveira organizou um grupo de estudo e apreciação da cultura e da literatura negra em Porto Alegre com outras pessoas interessadas no assunto. O grupo propôs a criação de uma data comemorativa que simbolizasse a união e a luta do povo negro. O dia 20 de novembro foi escolhido por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, personalidade considerada símbolo de luta e resistência contra a escravidão. A data faz parte do calendário escolar desde 2003 e, em 2011, foi instituída em todo o Brasil pela Lei n.º 12.519. 

Para marcar a ocasião neste ano, a Ocupação Espaço Fonte da Memória convidou o historiador Marciano Gualberto, que irá abordar o tema numa palestra com a finalidade de evidenciar a representatividade e resistência negra em Parnaíba-PI, destacando uma realidade mais próxima de nós, a Vila dos Morenos, comunidade urbana resistente e situada em nossa cidade.

A palestra é uma realização da Ocupação Espaço Fonte da Memória, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, contemplada pelo Prêmio de Ocupação Cultural Afrânio Castelo Branco, realizado pela Secult-PI, com recursos da Lei Aldir Blanc (Governo Federal).

Marciano Gualberto Andrade Nascimento Junior: Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (UNIASSELVI). Graduado em História (NOVAFID). Tem experiência na área de história, atuando mais precisamente nos seguintes temas: História, Literatura e Africanidade.


Palestra: Cultura negra em Parnaíba
Formato: On-line (Google Meet)
Data/ Horário: 20/11/2021 às 15h
Inscrições: 10 a 19/11/2021 (formulário abaixo)
Vagas: 30
Gratuito. Certificação de participação.

O link será enviado para o e-mail informado na inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário