Alunos selecionados para oficina de desenho recebem certificação e bolsa de incentivo

Aconteceu no IHGGP, na tarde desta terça-feira, 18 de janeiro, a apresentação dos desenhos e a entrega dos certificados e das bolsas de incentivo aos alunos que foram selecionados para participar da Oficina "Processo de Percepção e Criação de Desenho". A Oficina é mais uma realização da Ocupação Espaço Fonte da Memória, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, contemplada pelo Prêmio de Ocupação Cultural Afrânio Castelo Branco, realizado pela Secult-PI, com recursos da Lei Aldir Blanc (Governo Federal).

Na ocasião, além dos alunos participantes Uriel Serra, Milena Machado Pontes, Maria Rita de Sousa Ramos, Guilherme Jefferson Oliveira Mota, Ramon Aimar dos Santos Nascimento, Carlos Henrique Cirqueira Costa, Lukas Gabriel Almeida Soares, Christovão da Cunha Costa e Isaac Oliveira de Araújo; estiveram presentes o professor Leandro Castro, coordenador das Oficinas do Instituto e Reginaldo Junior, presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba.

Os alunos selecionados receberam formação técnica em desenho, com carga horária de 16 horas, e após isso, realizaram atividade de criação orientada pelo professor da oficina, Thiago Moreira. A atividade consistia em criar arte de capas com temas relacionados à história de Parnaíba. Os temas foram preestabelecidos pela organização da oficina e repassados aos alunos, em forma de pequenos textos, bem como imagens e outros materiais de apoio para auxiliá-los no processo de criação. Alessandra Mota, uma das organizadoras da oficina, diz que "a atividade como um todo durou 36 dias, pois teve início dia 13 de dezembro, com a primeira aula, e encerrou hoje, dia 18, com a entrega dos desenhos, que agora fazem parte do acervo do IHGGP. Ficamos positivamente surpresos com o engajamento dos alunos nessa atividade e com a habilidade que demonstraram para o desenho. As artes produzidas atenderam muito bem às expectativas. Foi uma grande descoberta essa seleção de alunos e muito gratificante participar na organização dessa atividade. A ideia dessa oficina foi estimular a arte de desenhar. E a bolsa, embora de um valor pequeno, foi pensada como uma forma, ainda que simbólica, de incentivo e de mostrar aos participantes que a arte deles tem muito valor e que vale a pena se dedicar e investir tempo para aprimorar essa habilidade natural que eles têm."


Os alunos e seus desenhos:

Carlos Henrique

Christóvão Costa

Maria Rita

Milena Pontes

Uriel Serra

Isaac Araújo




A entrega dos desenhos e das bolsas:






















Um comentário: