Cursos: O mundo dos vaqueiros do Vale do Parnaíba/ O domínio oligárquico no Piauí



A Ocupação Espaço Fonte da Memória realizará dois cursos com o professor Manuel Domingos Neto - Doutor em História pela Universidade de Paris. A inscrição valerá para as dois cursos e acontecerá de 08 a 30 de dezembro, por meio do formulário disponível nesta página.

É uma realização da Ocupação Espaço Fonte da Memória, em parceria com o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, contemplada pelo Prêmio de Ocupação Cultural Afrânio Castelo Branco, realizado pela Secult-PI, com recursos da Lei Aldir Blanc (Governo Federal).


Curso 1: O mundo dos vaqueiros do Vale do Parnaíba

A criação de bovinos foi a motivação do colonizador para ocupar o Vale do Parnaíba. O processo social vivido neste espaço a partir do período colonial teve a pecuária extensiva como atividade econômica predominante. A produção de proteína animal era indispensável ao empreendimento colonizador, centrado na produção açucareira e na mineração. O curso tem como objetivo expor e debater as obras do professor publicadas nas últimas décadas, com foco especial nas pesquisas acerca da perda dos traços originais dessa atividade, expressa nas crises periódicas a partir da segunda metade do século XIX, conhecidas como “secas”. O texto-base deste curso é o estudo “Seca Seculorum, flagelo e mito na economia rural piauiense”, publicado pela primeira vez em 1981. Trata-se de revisitar interpretações desenvolvidas há mais de quatro décadas e confrontá-las com as perspectivas postas na atualidade.

Período: de 10 a 14 de janeiro de 2022
Carga horária: 10 horas/aula
Horário: das 19h às 21h00
Modalidade: online, plataforma Zoom

Curso 2: O domínio oligárquico no Piauí

Na literatura sobre a experiência política brasileira, é marcante a ideia do predomínio de oligarquias proprietárias em consorcio com corporações integrantes do aparelho de Estado. Este curso visa analisar o caso piauiense. O texto-base é o livro “O que os netos dos vaqueiros me contaram”, publicado em 2010. O livro analisa o processo político experimentado no Vale do Parnaíba a partir de “histórias de vida” de atores de primeiro plano na vida política estadual desde a República Velha até a ditadura militar instaurada em 1964. Esse denso material foi colhido pelo autor nas últimas décadas do século passado. A referência aos vaqueiros se deve ao fato de a pecuária extensiva ter constituído a principal atividade econômica e a base das relações sociais no Piauí. O professor apresentará elaborações desenvolvidas em vista do preparo de uma nova edição do livro.

Período: de 19 a 21 de janeiro de 2022
Carga horária: 10 horas/aula
Horário: das 19h às 21h00
Modalidade: online, plataforma Zoom

Um comentário:

  1. Ótima oportunidade para mergulhar em dois temas importantíssimos da historiagrafia piauiense!

    ResponderExcluir